LITISPENDÊNCIA E CONEXÃO NO PROCESSO COLETIVO BRASILEIRO

Autores

  • Marcelo Henrique Matos Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v16i24.507

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo o estudo dos efeitos da litispendência e da conexão no âmbito do processo coletivo. Ocorre que esses institutos foram criados à luz do processo civil clássico, de cunho eminentemente individualista, o que gera controvérsias e torna seu estudo complexo, especialmente por não estarem de acordo com os princípios específicos e a necessidade de um processo efetivo. Após a analise da doutrina e jurisprudência, foi demonstrado a necessidade da reunião das ações para o aproveitamento das provas colidas e da situação jurídica apresentada, possibilitando um amplo acesso à justiça.

Biografia do Autor

Marcelo Henrique Matos Oliveira

Direitos Coletivos, Efetividade, Cidadania

Downloads

Publicado

2013-04-24

Como Citar

OLIVEIRA, M. H. M. LITISPENDÊNCIA E CONEXÃO NO PROCESSO COLETIVO BRASILEIRO. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 16, n. 24, 2013. DOI: 10.22171/rej.v16i24.507. Disponível em: https://seer.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/507. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

LINHA III Tutela e Efetividade dos Direitos da Cidadania

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.