PERDA DA IDENTIDADE CIVIL: O RESGATE À CIDADANIA
Abstract
Pela especificidade do atendimento de urgência e emergência e alta rotatividade, o Serviço Social da Unidade de Emergência Referenciada, se depara com uma grande demanda de pacientes que chegam sem identificação, vítimas de violência urbana, ou com distúrbios psiquiátricos. Esses pacientes, devido ao impacto, sofrem a perda de consciência por período indeterminado, bloqueando sua própria identidade, tornando difícil o resgate à sua rede de relacionamento familiar e social. Cabe ao Serviço Social através de seu protocolo de atendimento, investigar, a partir de dados imprecisos, confusos, pronunciados pelo paciente num momento de alteração comportamental, afetivo, ou ideativo inespecífico resgatar a sua condição de cidadão.
PALAVRAS-CHAVE: Serviço Social; Urgência/Emergência; Resgate; Cidadania; Identidade.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.