POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: INTERFACES ENTRE O DIREITO E A COMUNICAÇÃO SOCIAL

Autores/as

  • Carlo José Napolitano Departamento de Ciências Humanas, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - UNESP/Bauru
  • Victor Dantas de Maio Martinez Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - UNESP/Bauru/SP

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v20i31.1959

Resumen

Trata-se o presente trabalho de relato parcial de pesquisa cujo objetivo geral é analisar as políticas públicas de acessibilidade e inclusão em uma instituição de ensino superior (IES) pública paulista. O problema considerado pela pesquisa foi a necessidade de identificação de características intrínsecas às políticas públicas em questão, relacionadas à comunicação e ao direito. Para tal, este artigo abordará os campos de atuação da comunicação social nas políticas públicas de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência no ensino superior, para então sugerir relações entre as práticas da comunicação e os papéis do direito nessas políticas, conforme descritos por referenciais teóricos. A metodologia baseia-se em revisão da literatura relacionada aos temas e em análise de natureza indutiva. O trabalho conclui que o aperfeiçoamento das práticas comunicacionais deve ser almejado pela gestão das universidades, com a finalidade de beneficiar tanto o desenvolvimento quanto a análise das políticas públicas de acessibilidade e inclusão.

Biografía del autor/a

Carlo José Napolitano, Departamento de Ciências Humanas, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - UNESP/Bauru

Professor do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - UNESP/Bauru. Pós-doutorando na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Victor Dantas de Maio Martinez, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação - UNESP/Bauru/SP

Graduando em Jornalismo

Publicado

2017-06-13

Cómo citar

NAPOLITANO, C. J.; MARTINEZ, V. D. de M. POLÍTICAS PÚBLICAS DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: INTERFACES ENTRE O DIREITO E A COMUNICAÇÃO SOCIAL. Revista de Estudios Jurídicos de UNESP, Franca, v. 20, n. 31, 2017. DOI: 10.22171/rej.v20i31.1959. Disponível em: https://seer.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/1959. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Cidadania Social e Econômica e Sistemas Normativos