SERVIÇO SOCIAL E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: QUAL O LUGAR DO DEBATE DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS?
Resumo
O presente artigo tem por objetivo elucidar o debate da produção do conhecimento acerca das relações étnico-raciais no âmbito da pós-graduação na área do Serviço Social, expresso nas dissertações e teses no período de 2013-2022. Para isso, mobilizamos o debate a partir da pesquisa qualitativa de caráter exploratório, recorrendo a fontes bibliográficas e documentais. Apresentamos, uma breve discussão a fim de situar o Serviço Social brasileiro como profissão e área do conhecimento e avançamos em algumas mediações em torno da agenda das relações étnico-raciais enquanto objeto de pesquisa. Em caráter de sínteses, concluímos que embora ainda incipiente em relação à totalidade das produções na área, o tempo presente sumárias inflexões centrais no âmbito da profissão e na produção do conhecimento acerca da matéria, ainda, incorre desafios investigativos de monta, a exemplo das tendências teórico-metodológicas que têm informado tais produções.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.