SERVIÇO SOCIAL E EDUCAÇÃO POPULAR: PROBLEMATIZANDO A PRÁTICA DO ASSISTENTE SOCIAL NA PERSPECTIVA DE FORMAÇÃO E INCLUSÃO DE ADOLESCENTES QUE VIVENCIAM PROCESSOS DE VIOLÊNCIA
Mots-clés :
serviço social. educação. sociedade. cidadania.Résumé
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou
identificar de que forma os profissionais de serviço social constitui sua prática em projetos de educação popular, considerando suas metodologias e desafios perante as demandas. Sabe-se que políticas públicas são pensadas com base na avaliação dos projetos, desta forma esta pesquisa vem de encontro à realidade vivenciada por estes profissionais que atuam diretamente com o público alvo dos referidos projetos, adolescentes e jovens, os quais têm a finalidade de forma com base em uma formação cidadã. No que se refere ao modelo de projeto social ao qual o governo se propõe a realizar a fim de que políticas
públicas sejam executadas e avaliadas com o propósito de atender a verdadeira realidade dos sujeitos a ela proposta, evidencia-se que, depende muito dos órgãos a qual se propõe a executar as mesmas e a visão dos profissionais que coordenam. Ao que se refere aos jovens e adolescentes atendidos nas oficinas, percebe-se que os mesmo conseguiram identificar questões abordadas nas oficinas através dos métodos da educação popular. Esta pesquisa foi realizada na instituição a qual estava inserida o PROTEJO - Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável, esta pesquisa de cunho qualitativo, na cidade de Cachoeirinha no estado do Rio Grande do Sul, de julho de 2010 a julho de 2011.
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