O METODOLOGISMO E O DESENVOLVIMENTO NO SERVIÇO SOCIAL BRASILEIRO – 1947 A 1961
Mots-clés :
Serviço Social, Influência Norte-americana, Serviço Social de Caso, Serviço Social de Grupo e Serviço Social de ComunidadeRésumé
O conteúdo que subsidiou este artigo é extremamente denso no sentido do volume de material disponível, dispersos em teses, citações em livros, artigos, entrevistas e depoimentos de profissionais do período, publicados principalmente na Revista Serviço Social e Sociedade e em teses desenvolvidas na PUC-SP sobre os pioneiros do Serviço Social brasileiro. Todo o esforço na sua construção foi feito no sentido de agrupar os dados mais significativos para a compreensão da fase do processo de desenvolvimento da profissão que vai de 1947 a 1961, que sofre forte influência do Serviço Social Norte-Americano e que é denominado período do “metodologismo e desenvolvimentismo”.
PALAVRAS-CHAVE: Serviço Social; Influência Norte-americana; Serviço Social de Caso; Serviço Social de Grupo e Serviço Social de Comunidade
.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.