PROGRAMA BOLSA-FAMÍLIA E CONTRAPARTIDA EDUCACIONAL: A REINTERPRETAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS BRASILEIROS

Autores/as

  • Julio Cesar TORRES Programa de Pós-Graduação em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda (CUML), Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Palabras clave:

Programa Bolsa-Família, Contrapartida Educacional, Direitos Sociais.

Resumen

 

RESUMO: O artigo tem como objetivo abordar o processo de universalização dos mínimos sociais no Brasil, através da unificação das políticas de transferência de renda do Governo Federal com a criação do Programa Bolsa-Família em 2004, enfatizando-se a exigência da contrapartida educacional dos beneficiários. Procuramos contextualizar o estudo a partir da assim denominada nova questão social sugerida em Castels (1995) e Rosanvallon (1995) e, ainda, de que maneira o pressuposto de se exigirem contrapartidas das famílias assistidas para a concessão de benefícios sociais poderia estar representando uma reintrepretação do paradigma clássico de Welfare State. O texto aborda o processo de migração das famílias atendidas pelo Bolsa-Escola (Ministério da Educação) para o âmbito da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome).

PALAVRAS-CHAVE: Programa Bolsa-Família; Contrapartida Educacional; Direitos Sociais.

Publicado

2009-06-30

Número

Sección

Artigo Original