ANTI-POSITIVIST WRITINGS ON EDUCATION AND CONSCIENCE IN THE EXPERIENCE OF THE MARGINAL ART COOPERATIVE

Authors

  • Camila Gibin Melo

Abstract

 O presente artigo tem como objetivo apresentar reflexões acerca das possibilidades e dos limites para a formação da consciência e da identidade de classe junto aos adolescentes criminalizados e em cumprimento de medida socioeducativa. Para isto, apresentaremos a experiência educativa “Cooperativa Arte Marginal”, nascida de uma situação inusitada de suposto ato infracional e que se tornou em uma saída antipunitivista e educativa. Utilizamos os estudos de Marx e Engels sobre consciências para elaborar sobre a experiência, bem como das elaborações da pedagogia socialista de Anton Makarenko. Como síntese, concluímos que ações coletivas permitem saltos significativos para o processo de formação da consciência crítica e da identidade de classe, ainda que limites permaneçam colocados. 

Author Biography

Camila Gibin Melo

 Formada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), mestrado (2014) e doutorado (2022) em Serviço Social pela mesma instituição.

Published

2024-01-06