VIOLÊNCIA SOCIAL E EDUCACIONAL: UMA REFLEXÃO
Keywords:
Violência, Educação Crítico-reprodutivista, Escola Democrática.Abstract
O presente artigo faz uma abordagem de diversos teóricos
que definem e caracterizam a violência, pela referência a toda a trama social, procurando materializar aspectos violentos, muitas vezes camuflados pelo aparato do sistema capitalista que vigora. O termo violência dicionarizado pode significar ato violento, ímpeto ofensivo, abuso de força e opressão, constrangimento exercido sobre uma pessoa para obrigar a fazer ou deixar de fazer um ato qualquer, ou simplesmente coação. Na esfera educacional, são presentadas as teorias reprodutivistas, em que a escola tem o papel embutido de reproduzir a ideologia da classe dominante. Ao caracterizar a realidade dentro da escola, como estratégia de inculcação ideológica, o livro didático e as
suas mais “belas mentiras”, ajuda a reafirmar a hegemonia da classe dominante. Saviani aponta a solução para quebrar esta estrutura, a ser trilhada com utilização de grandes armadilhas para ferir os anseios da classe dominante, a denominada teoria pedagógica histórico-crítica, que se adequa aos interesses da classe dominada, introduzindo o saber erudito na cultura popular, a fim de se alcançar a democracia.
PALAVRAS-CHAVE: Violência; Educação Crítico-reprodutivista; Escola Democrática.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.