REFLEXÕES TEÓRICO-CRÍTICAS SOBRE OS IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL COM BASE NA LEI N. 13.935/2019

Autores

  • Otávio Barduzzi Rodrigues da Costa

Resumo

O presente visa desenvolver reflexões críticas acerca dos impactos da pandemia  na educação, sinalizando possibilidades de intervenção para os/as assistentes sociais com base na Lei nº 13.935 de 2019. A motivação para delimitação deste tema refere-se aos processos desencadeados pelo percurso formativo em Serviço Social, a partir de vivências teórico-práticas. Usou-se a teórico-crítica na estruturação e reflexão acerca do tema, cita-se a realização de pesquisa de campo a partir da realização de entrevista por pautas e grupo focal, com diálogo livre como forma  de promover aproximações com a realidade social, buscando conhecer quem são e o que pensam os(as) docentes e discentes sobre os impactos da pandemia nas dimensões da vida trazendo seus apontamentos. A situação de epidemia exigiu uma capacidade imperativa de reinvenção de possibilidades, evidenciou-se, a necessidade concreta da presença dos assistentes sociais na educação para a efetivação de direitos humanos e sociais.

Biografia do Autor

Otávio Barduzzi Rodrigues da Costa

Sociólogo formado pela UNESP, Advogado formado pela ITE, Pedagogo formado pela FACOL, Historiador formado pela Mozarteum e filósofo formado pela ETEP, mestre em filosofia com pesquisa em educação pela UNESP, Doutor em Educação, arte e história da Cultura pela Mackenzie, atualmente diretor da EMEF João Leão e professor de sociologia no curso de Serviço Social da Faculdade Gran Tiête. E-mail:  joebarduzzi@yahoo.com.br,  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0668-4015

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Publicado

2024-12-02