EDUCAÇÃO À SERVIÇO DO CAPITAL: REFLEXÕES SOBRE A MERCANTILIZAÇÃO DO ENSINO BÁSICO BRASILEIRO
Resumo
O presente escrito objetiva refletir sobre o processo de mercantilização da educação especificamente no que tange aos níveis de ensino da educação básica, bem como a sua organização para atender aos interesses do mercado. Desta forma, o artigo está estruturado em seções que versam sobre o ensino infantil, fundamental e médio, sob uma abordagem histórica e contextualizada, com base na teoria social crítica, para compreender as principais reformas e contrarreformas instituídas no processo histórico da educação básica brasileira. Sendo assim, o aporte metodológico configura-se em pesquisa teórica utilizando-se de revisão bibliográfica dos principais autores e artigos que tratam sobre o objeto aqui explicitado.
Downloads
Publicado
2023-10-16
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.