MEMÓRIAS DE UM ETNÓLOGO AMAZÔNIDA
A trajetória de Edson Diniz por meio de seu Acervo pessoal
DOI :
https://doi.org/10.18223/hiscult.v13i2.4601Résumé
Edson Soares Diniz foi um etnólogo indigenista amazônida, que atuou na Universidade
Estadual Paulista Júlio Mesquista Filho (UNESP) e no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), estudando grupos indígenas na linha de fricção étnica, contribuindo para os estudos em antropologia brasileira e amazônica. Ao longo de sua trajetória pessoal produziu “memórias de si” registradas e evidenciadas pelo seu acervo pessoal, no qual este artigo apresenta aspectos biográficos de sua vida e obra. Os documentos conectam sua trajetória individual à memória coletiva, ao incluir registros de instituições em que atuou e/ou estudou, da interlocução com colegas etnólogos e materiais relacionados a seus objetos de pesquisa. Evidencia-se, que ao “arquivar” sua vida, produziu registros de si, mas, também, memórias da ciência antropológica na Amazônia brasileira.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés História e Cultura (Histoire et Culture) 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com a cessão dos direitos autorais à Revista História e Cultura, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Dessa forma, a Revista História e Cultura pode difundir os artigos e trabalhos publicados, em formatos físicos e/ou eletrônicos, incluindo Internet.