GENTE, MEIO E GRUPO: DESVELANDO O ESPAÇO SOCIAL ALIMENTAR DE MILHO VERDE AO LONGO DO SÉCULO XX

Autores/as

  • Vítor Sousa Dittz Universidade federal dos vales do jequitinhonha e mucuri - UFVJM

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v9i2.3330

Resumen

O objetivo mais geral da investigação é compreender o sistema alimentar local. Considerando que o processo de obtenção de alimentos é bem definido em espaços distintos e delimitados pelo cotidiano do camponês lavrador tais como a lavoura, a horta, o quintal, a mata e o campo, os mesmos foram analisados enquanto espaços familiares de produção, de trabalho e de consumo. Utilizando recursos como a observação participante e a entrevista semiestruturada recorrente individual com os moradores, coletei informações que me permitiram elaborar um estudo etnográfico do bairro rural estudado, sobretudo, desvelar o seu espaço social alimentar no decorrer de todo o século XX.

Palavras chave: Bairro rural- Lavrador campones- Sistema alimentar- Sociabilidades-Trabalho

Biografía del autor/a

Vítor Sousa Dittz, Universidade federal dos vales do jequitinhonha e mucuri - UFVJM

Professor do ensino básico na rede pública estadual do estado de Minas Gerais há 19 anos, recentemente concluiu o mestrado em Academico Interdisciplinar em Estudo Rurais na UFVJM. Trabalha em uma escola nucleada rural, localizad em um distrito do município do Serro alto vale do Jequitinhonha, MG.

Citas

BRANDÃO, C. R. Plantar, colher, comer: um estudo sobre o campesinato goiano. Rio de Janeiro: Graal, 1978.

________. A partilha da vida. Taubaté: GEIC, Cabral,1995.

. O afeto da terra: imaginários, sensibilidades e motivações de relacionamentos com a natureza e o meio ambiente entre agricultores e criadores sitiantes do bairro dos Pretos, nas en- costas paulistas da Serra da Mantiqueira, em Joanópolis. Campinas: Editora da Unicamp 1999.

. Os caipiras de São Paulo. São Paulo: Ed Brasiliense, 1983.

CANDIDO, A. Os parceiros do Rio Bonito. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1979.

DÓRIA, C. A. Formação da culinária brasileira. São Paulo: Publifolha, 2009.

MACIEL, M. E. Identidade cultural e alimentação. IN: CANESQUI, A. M.; GARCIA, R. W. D.

Antropologia e nutrição: um diálogo possível. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005.

POULAIN, J. P, PROENÇA, R. P. C. O espaço social alimentar: um instrumento para o estudo dos modelos alimentares. Revista de Nutrição, v.16. n.3, p.245-256, 2003.

POULAIN, J. P. Sociologias da alimentação: os comedores e o espaço social alimentar. Flo- rianópolis: UFSC, 2004, 311 p.

WOORTMANN, Ellen; CAVIGNAC, Julie A. (Org.). Ensaios sobre a antropologia da alimentação: saberes, dinâmicas e patrimônios. Natal: EDUFRN, 2016.

WOORTMANN, Ellen F. O sítio camponês. In: Anuário Antropológico 81. Brasília/Rio de Ja- neiro: EdUnB/Tempo Brasileiro, 1983.

Publicado

2020-12-04