As dimensões materiais da fotografia: cultura material e retratos de família * The material dimensions of photography: material culture and family portraits

Autores/as

  • Richard Gonçalves André Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v5i2.1549

Resumen

Este artigo reflete teoricamente sobre a fotografia para além do discurso visual, chamando a atenção para sua materialidade. Enfoca-se os retratos de família, imagens que representam diferentes dimensões da memória familiar, tais como a infância, os ritos religiosos, as formaturas, os casamentos e mesmo a morte. Compreende-se a cultura material, de acordo com as proposições do historiador Ulpiano Toledo Bezerra de Meneses, como processos cognitivos encarnados, inclusive em sua visualidade. Como discussão, sugere-se que, considerando que as fotos são coisas, é importante compreendê-las em seu processo de produção, circulação, recepção e ação, na medida em que, ultrapassando o tempo de vida de seus produtores, as fotografias ganham apropriações e usos específicos, inserindo-se em redes sociais híbridas, como sugere Bruno Latour.

 

Biografía del autor/a

Richard Gonçalves André, Universidade Estadual de Londrina

Doutor em História pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), docente do Departamento de História da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e professor do Programa de Pós-Graduação em História Social da UEL. É membro, também, do Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem (LEDI) da UEL e editor chefe da Revista Domínios da Imagem.

Publicado

2016-08-31