História da educação de adultos no Brasil: algumas considerações histórico-pedagógicas * History of adult education in Brazil: some historical and educational considerations

Autores/as

  • Hilda Maria Gonçalves da Silva Faculdade de Ciências Humanas e Sociais/UNESP - Câmpus de Franca/SP

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v4i2.1037

Resumen

 Este estudo teve como objetivo compreender o percurso da educação de adultos no Brasil, principalmente, em relação aos seus aspectos políticos e pedagógicos. Entende-se aqui que a trajetória das políticas públicas voltadas para a educação de adultos em nosso país esteve, majoritariamente, voltada pela preocupação com a qualificação para o mercado de trabalho. Desse modo, as características pedagógicas dessa modalidade de educação estiveram, muitas vezes, mais comprometidas com a instrumentalização técnica do que com a formação do cidadão crítico.

Biografía del autor/a

Hilda Maria Gonçalves da Silva, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais/UNESP - Câmpus de Franca/SP

Professora do Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas e dos cursos de Pós-Graduação em Serviço Social e em Planejamento e Análise de Políticas Públicas da Unesp - Câmpus de Franca.

Publicado

2015-09-15