O ELO ENTRE A TRAJETÓRIA DE OTTOKAR DÖRFFEL E A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA PARA A HISTÓRIA E PARA O PATRIMÔNIO DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ NA CIDADE DE JOINVILLE (SC)

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v13i1.4202

Abstract

O artigo discute a importância da memória de Ottokar Dörffel para a história da imigração e seu potencial como patrimônio cultural para a cidade de Joinville (SC). Baseando-se em referenciais teóricos de Halbwachs (1990), Nora (1993), Assmann (2011) e Candau (2011), o estudo examina as memórias sobreviventes de Ottokar, como as cartas e colunas do jornal que ele fundou, o Kolonie-Zeitung. A metodologia envolve a tradução e análise de alguns recortes de textos para trabalhar os dados sobre a imigração alemã no Brasil e pensar as possibilidades da inclusão das memórias como patrimônio imaterial de Joinville. Por meio da análise do discurso, são revelados os desafios enfrentados na “nova pátria”, lançando luz sobre aspectos políticos, sociais, culturais e econômicos da Colônia Dona Francisca.

Author Biographies

Roberta Barros Meira, Univille

Bacharel e licenciada em Historia pela Universidade Federal Fluminense, mestrado e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo. Docente do curso de História e do Programa em Patrimônio Cultural e Sociedade e do Departamento de História da Universidade da Região de Joinville - Univille. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2 CNPq. Coordena o grupo de pesquisa Estudos sobre circulação de saberes, natureza e agricultura (CANA). Vice-coordenadora do GT Patrimônio Cultural da ANPUH-SC. Vice-editora da Revista História e Economia e Coeditora da Revista Confluências Culturais. Integra o grupo de pesquisa Dimensões do Regime Vargas e seus desdobramentos, coordenado pelo professor Orlando de Barros (UERJ) e Thiago Mourelle (Arquivo Nacional). Tem experiência na área de História do Brasil, com estudos no campo do patrimônio ambiental e políticas agrícolas.

Daniele Claudia Miranda

Doutoranda em Patrimônio Cultural e Sociedade pela Universidade da Região de Joinville/UNIVILLE; Mestre em Educação pela Universidade da Região de Joinville/UNIVILLE; Licenciada em Pedagogia pela UFPR; Especialista em Organização do Trabalho Pedagógico com habilitação para docência nas diversas etapas de ensino pela UFPR. Projetos desenvolvidos: docente responsável pela capacitação de Professores Alfabetizadores do Programa do Governo Federal "Alfabetização Solidária"; docente responsável pela capacitação de professores do Vale do Ribeira/PR; supervisora da região sul do Brasil do programa do Governo Federal - Projovem; bolsista de Projetos desenvolvidos pelo PPGE em Programas de extensão da UFPR. Docente concursada no Município de Curitiba/PR com educação infantil e ensino fundamental de 2006/2010; Coordenadora Pedagógica da Rede Particular de Ensino em Ji-Paraná/RO 2012/2016. Bolsista CAPES 2020/2022 do Mestrado em Educação. Bolsista FAPESC 2022 do Doutorado em Patrimônio Cultural e Sociedade.

Euler Renato Westphal

Possui graduação em Teologia, Bacharelado em Teologia pela Escola Superior de Teologia - São Leopoldo RS (2006) e doutorado em Teologia pela Faculdade EST (1997). Estudou no Theologisches Seminar St Chrischona (1978-1982). Atualmente é pesquisador - Univille -Joinville - SC e Friedrich-Schiller-Universität Jena, professor titular da Universidade da Região de Joinville e professor da Faculdade Luterana de Teologia, São Bento do Sul-SC. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Bioética, atuando principalmente nos seguintes temas: patrimônio cultural, memória, sociedade, patrimônio cultural e religião, confessionalidade luterana e teologia protestante, patrimônio cultural e sociedade e a secularização e o sagrado.

Published

2024-08-22