O ELO ENTRE A TRAJETÓRIA DE OTTOKAR DÖRFFEL E A IMPORTÂNCIA DA MEMÓRIA PARA A HISTÓRIA E PARA O PATRIMÔNIO DA IMIGRAÇÃO ALEMÃ NA CIDADE DE JOINVILLE (SC)
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v13i1.4202Abstract
O artigo discute a importância da memória de Ottokar Dörffel para a história da imigração e seu potencial como patrimônio cultural para a cidade de Joinville (SC). Baseando-se em referenciais teóricos de Halbwachs (1990), Nora (1993), Assmann (2011) e Candau (2011), o estudo examina as memórias sobreviventes de Ottokar, como as cartas e colunas do jornal que ele fundou, o Kolonie-Zeitung. A metodologia envolve a tradução e análise de alguns recortes de textos para trabalhar os dados sobre a imigração alemã no Brasil e pensar as possibilidades da inclusão das memórias como patrimônio imaterial de Joinville. Por meio da análise do discurso, são revelados os desafios enfrentados na “nova pátria”, lançando luz sobre aspectos políticos, sociais, culturais e econômicos da Colônia Dona Francisca.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 História e Cultura (History and Culture)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com a cessão dos direitos autorais à Revista História e Cultura, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Dessa forma, a Revista História e Cultura pode difundir os artigos e trabalhos publicados, em formatos físicos e/ou eletrônicos, incluindo Internet.