KITCHEN OR CUISINE?

UM OLHAR COMPARADO ENTRE LE CUISINIER IMPÉRIAL (1806) E COZINHEIRO IMPERIAL (1840)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v14i2.4734

Resumo

Este artigo analisa de forma comparada dois livros de receitas considerados relevantes em seus países: Le Cuisinier Impérial, publicado na França em 1806 e  Cozinheiro Imperial, publicado no Brasil em 1840. Procuramos investigar as possíveis relações e a influência do compêndio europeu sobre o nacional. Pesquisas anteriores afirmam que as preparações contidas na obra brasileira foram copiadas de tratados de cozinha portuguesa. No entanto, é consenso entre a historiografia brasileira que no século XIX, o Brasil almejava se distanciar da antiga metrópole e se aproximar do ideal francês, considerado modelo de civilidade e refinamento, inclusive nos hábitos alimentares e modos à mesa. Ao examinarmos as estruturas dos impressos e os enunciados das receitas, constatamos que a publicação francesa pode ter sido mais uma fonte de “inspiração” para a brasileira.

Biografia do Autor

Isis Fonseca Sá, UFRJ/PPGHC

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História Comparada da UFRJ. Mestre em Educação em Ciências e Saúde pelo NUTES/UFRJ. Graduada em Gastronomia pela UFRJ e em Farmácia pela UFF. 

Thaina Schwan Karls, Professora Adjunta do Curso de Gastronomia (INJC) e do Programa em Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em História Comparada (UFRJ). Professora Adjunta do Curso de Gastronomia (INJC) e do Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) - UFRJ. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Estudos Históricos da Alimentação e Gastronomia no Brasil (CNPq)  e do Projeto de Extensão Saberes, Sabores e Práticas Gastronômicas da Culinária Brasileira.

Downloads

Publicado

2026-01-06