MEMÓRIAS DE UM ETNÓLOGO AMAZÔNIDA

A trajetória de Edson Diniz por meio de seu Acervo pessoal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v13i2.4601

Resumo

Edson Soares Diniz foi um etnólogo indigenista amazônida, que atuou na Universidade
Estadual Paulista Júlio Mesquista Filho (UNESP) e no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), estudando grupos indígenas na linha de fricção étnica, contribuindo para os estudos em antropologia brasileira e amazônica. Ao longo de sua trajetória pessoal produziu “memórias de si” registradas e evidenciadas pelo seu acervo pessoal, no qual este artigo apresenta aspectos biográficos de sua vida e obra. Os documentos conectam sua trajetória individual à memória coletiva, ao incluir registros de instituições em que atuou e/ou estudou, da interlocução com colegas etnólogos e materiais relacionados a seus objetos de pesquisa. Evidencia-se, que ao “arquivar” sua vida, produziu registros de si, mas, também, memórias da ciência antropológica na Amazônia brasileira.

Biografia do Autor

João Vitor Corrêa Diniz, Universidade Federal do Pará

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade do Estado do Pará, linha de pesquisa Organização e Representação do Conhecimento. Bacharel em Museologia (2018). Possui bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade da Amazônia (2013). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Informação (PPGCI) UFPA. No período de 2019 a 2021, foi professor substituto de teoria e prática museológica do Bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Pará. Entre 2022 e 2023, trabalhou junto ao Sistema Integrado de Museus e Memoriais da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (SIMM/SECULT) como coordenador da Divisão de Documentação e Pesquisa, tendo participado dos projetos de restauro e requalificação do Centro Cultural Palacete Faciola (2022), e do Parque Cemitério da Soledade (2023), tendo participado da organização de exposições durante este período com a equipe do referido Sistema. Atuou como responsável técnico, no eixo de documentação museológica, na primeira Bienal das Amazônias (2023), contratado pela empresa Parawara Consultoria Museologia e Patrimonial LTDA. Trabalhos de conclusão, experiências acadêmicas e profissionais com ênfase em Antropologia, Arqueologia Tapajônica, Sociologia, Documentação Museológica, Pesquisa de Público, Tratamento Temático da Informação e Organização do Conhecimento. E-mail joaovitorcorrea@gmail.com.

Iane Maria da Silva Batista, Universidade Federal do Pará

Doutora em História Social da Amazônia pela UFPA; Mestra em Planejamento do Desenvolvimento, pelo Programa Interdisciplinar de Pós Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA; onde também cursou especialização em Gestão Pública, Planejamento e Meio Ambiente; Licenciada e bacharel em História pela Universidade Federal do Pará (2001). É professora adjunta da Faculdade de Arquivologia da Universidade Federal do Pará. Atuou como docente colaboradora do Plano Nacional de Formação de Docentes da Educação Básica (PARFOR). Membro do Grupo de Trabalho de História Ambiental da Associação Nacional de História (ANPUH). Áreas de atuação e interesse: Memória, Cultura e Patrimônio, Acervos de Movimentos Sociais, Difusão de Acervos, Paleografia, História Ambiental, Ensino de História, História da Amazônia, História do Tempo Presente, Arquivos Permanentes, Patrimônio Documental. Gênero e Documentação.

Gilberto Gomes Cândido, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Arquivologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2010), Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2014), Doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2020). Atualmente é Professor Adjunto na Faculdade de Arquivologia e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisador vinculado as linhas de Pesquisa: Organização e Representação do Conhecimento e da Informação na Amazônia (ORCI AMAZÔNIA - UFPA/ Belém/PA); e Linguagem, discurso e organização do conhecimento (UNESP - Marília/SP); Formação e atuação profissional em produção e organização da informação (GP-FAPOI - Marília/SP).Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Organização e Representação do Conhecimento e da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas como: Aspectos e Perspectivas da Linguísticas na Organização e Representação do Conhecimento e da Informação, Epistemologia da Arquivologia e da Ciência da Informação, Gestão de Documentos, Antropologia nas dimensões Cultural, Linguística e Social dos documentos de arquivos, Informação Ambiental e Sustentável.

Downloads

Publicado

2024-12-26