GENTE, MEIO E GRUPO: DESVELANDO O ESPAÇO SOCIAL ALIMENTAR DE MILHO VERDE AO LONGO DO SÉCULO XX
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v9i2.3330Resumo
O objetivo mais geral da investigação é compreender o sistema alimentar local. Considerando que o processo de obtenção de alimentos é bem definido em espaços distintos e delimitados pelo cotidiano do camponês lavrador tais como a lavoura, a horta, o quintal, a mata e o campo, os mesmos foram analisados enquanto espaços familiares de produção, de trabalho e de consumo. Utilizando recursos como a observação participante e a entrevista semiestruturada recorrente individual com os moradores, coletei informações que me permitiram elaborar um estudo etnográfico do bairro rural estudado, sobretudo, desvelar o seu espaço social alimentar no decorrer de todo o século XX.
Palavras chave: Bairro rural- Lavrador campones- Sistema alimentar- Sociabilidades-Trabalho
Referências
BRANDÃO, C. R. Plantar, colher, comer: um estudo sobre o campesinato goiano. Rio de Janeiro: Graal, 1978.
________. A partilha da vida. Taubaté: GEIC, Cabral,1995.
. O afeto da terra: imaginários, sensibilidades e motivações de relacionamentos com a natureza e o meio ambiente entre agricultores e criadores sitiantes do bairro dos Pretos, nas en- costas paulistas da Serra da Mantiqueira, em Joanópolis. Campinas: Editora da Unicamp 1999.
. Os caipiras de São Paulo. São Paulo: Ed Brasiliense, 1983.
CANDIDO, A. Os parceiros do Rio Bonito. São Paulo: Livraria Duas Cidades, 1979.
DÓRIA, C. A. Formação da culinária brasileira. São Paulo: Publifolha, 2009.
MACIEL, M. E. Identidade cultural e alimentação. IN: CANESQUI, A. M.; GARCIA, R. W. D.
Antropologia e nutrição: um diálogo possível. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2005.
POULAIN, J. P, PROENÇA, R. P. C. O espaço social alimentar: um instrumento para o estudo dos modelos alimentares. Revista de Nutrição, v.16. n.3, p.245-256, 2003.
POULAIN, J. P. Sociologias da alimentação: os comedores e o espaço social alimentar. Flo- rianópolis: UFSC, 2004, 311 p.
WOORTMANN, Ellen; CAVIGNAC, Julie A. (Org.). Ensaios sobre a antropologia da alimentação: saberes, dinâmicas e patrimônios. Natal: EDUFRN, 2016.
WOORTMANN, Ellen F. O sítio camponês. In: Anuário Antropológico 81. Brasília/Rio de Ja- neiro: EdUnB/Tempo Brasileiro, 1983.