HEGEMONIA A QUALQUER CUSTO: NEOLIBERALISMO E GLOBALIZAÇÃO COMO EXPRESSÃO DE UMA GUERRA TOTAL

Autores/as

  • Ricardo Prestes Pazello UFPR

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v17i25.780

Resumen

O presente artigo tem por objetivo reavaliar os problemas que envolvem neoliberalismo e globalização sob o primado da crítica da hegemonia a qualquer custo. Conceber um mundo pós-neoliberal implica compreender os fatores históricos, econômicos e geopolíticos que ainda prevalecem, em especial em contextos de capitalismo periférico nos quais o horizonte o democrático continua sendo um desafio, mesmo que discursos universalizantes como o dos direitos humanos também aí incidam.

Biografía del autor/a

Ricardo Prestes Pazello, UFPR

Professor de Antropologia Jurídica na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutorando em Direito das Relações Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (PPGD/UFPR). Mestre em Filosofia e Teoria do Direito pelo Curso de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (CPGD/UFSC). Pesquisador do Núcleo de Estudos Filosóficos (NEFIL/UFPR) e do grupo de pesquisa Direito, Sociedade e Cultura (FDV/ES). Assessor jurídico popular junto a movimentos sociais e populares do campo e da cidade, integrando o Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS), o Centro de Formação Milton Santos-Lorenzo Milani (Santos-Milani) e o Instituto de Filosofia da Libertação (IFiL). Colunista do blogue assessoriajuridicapopular.blogspot.com. Correl: ricardo2p@ufpr.br

Publicado

2013-12-03

Cómo citar

PAZELLO, R. P. HEGEMONIA A QUALQUER CUSTO: NEOLIBERALISMO E GLOBALIZAÇÃO COMO EXPRESSÃO DE UMA GUERRA TOTAL. Revista de Estudios Jurídicos de UNESP, Franca, v. 17, n. 25, 2013. DOI: 10.22171/rej.v17i25.780. Disponível em: https://seer.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/780. Acesso em: 4 dic. 2024.

Número

Sección

Cidadania Civil e Política e Sistemas Normativos