AINDA A JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO: O CONFLITO NÃO RESOLVIDO ENTRE O STF E A CORTE IDH

Autores/as

  • Adriana Timoteo dos Santos Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
  • Vinicius Mendes da Silva Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v24i39.3065

Resumen

A problemática deste trabalho é conflito entre as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Corte Interamericana de Direitos Humanos (Corte IDH) no último decênio sobre a Lei de Anistia. Teve como objetivo geral encontrar uma solução para esse impasse e como objetivos específicos apresentar as duas decisões, analisar alguns aspectos controversos da Lei de Anistia, as obrigações do Estado brasileiro no cumprimento da sentença da Corte Interamericana e as possibilidades de a ADPF n° 320/DF ser um espaço para a resolução do conflito. Este trabalho utilizou o método dedutivo e utilizou como marco teórico doutrinas de direito internacional, direitos humanos e direito constitucional. Por fim, concluiu-se pela prevalência da sentença da Corte Interamericana, em decorrência das obrigações internacionais do Estado Brasileiro no cumprimento de tratados.

Biografía del autor/a

Adriana Timoteo dos Santos, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC PR (Capes 6). Possui graduação em direito pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1993) e Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa em regime de dedicação exclusiva e facilitador/mediador perante do CEJUSC em Ponta Grossa/PR. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: acesso à justiça, direitos humanos, políticas públicas, judicialização da política

Vinicius Mendes da Silva, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Graduando em Direito na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Estagiário no Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR). Pesquisador voluntário de Iniciação Científica nos períodos 2019/2020 e 2020/2021. Bolsista de extensão no Núcleo de Prática Jurídica - UEPG no ano de 2020. Tem pesquisado na área de Direitos Humanos.

Publicado

2021-06-11

Cómo citar

TIMOTEO DOS SANTOS, A.; MENDES DA SILVA, V. AINDA A JUSTIÇA DE TRANSIÇÃO: O CONFLITO NÃO RESOLVIDO ENTRE O STF E A CORTE IDH. Revista de Estudios Jurídicos de UNESP, Franca, v. 24, n. 39, 2021. DOI: 10.22171/rej.v24i39.3065. Disponível em: https://seer.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/3065. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Tutela e Efetividade dos Direitos da Cidadania

Artículos más leídos del mismo autor/a

Nota: Este módulo requiere de la activación de, al menos, un módulo de estadísticas/informes. Si los módulos de estadísticas proporcionan más de una métrica, selecciona una métrica principal en la página de configuración del sitio y/o en las páginas de propiedades de la revista.