ADAPTIVE LEARNING E EDUCAÇÃO DIGITAL: O USO DA TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DO SABER E NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA
DOI:
https://doi.org/10.22171/rej.v23i37.2754Resumen
Uma evolução exponencial do ensino propiciou o surgimento do ensino à distância (“EaD”), com franca expansão de modais como os Massive Open Online Courses (“MOOCs”), plataformas completamente virtuais usualmente oferecidas por renomadas instituições de ensino com cursos de graduação e pós-graduação. O elemento central dessa modalidade de ensino é a presença da Internet como pivô de intermediação das interações entre alunos e docentes, sem o contato direto que viabiliza o diagnóstico das dificuldades individuais do corpo discente. Com base nesta premissa, o problema investigado nesta pesquisa parte do pressuposto de que consequências indesejadas podem existir na sistemática do ensino à distância, exatamente pela redução da interação entre docentes e discentes. Como resposta a isso, a hipótese trabalhada cuida do chamado adaptive learning, ou educação adaptada, que se configura pela utilização de inteligência artificial e big data para a análise do comportamento individual do discente na tentativa de identificar problemas de assimilação de conteúdo e de compreensão, adaptando os métodos de ensino. A pesquisa utilizará o método de abordagem histórico-sociológico, com análise bibliográfico-doutrinária. Ao final, serão apresentadas as considerações finais, das quais se procurará extrair uma compreensão mais assertiva quanto à problemática explicitada.Descargas
Publicado
2020-10-30
Cómo citar
FALEIROS JÚNIOR, J. L. de M.; LONGHI, J. V. R. ADAPTIVE LEARNING E EDUCAÇÃO DIGITAL: O USO DA TECNOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DO SABER E NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA. Revista de Estudios Jurídicos de UNESP, Franca, v. 23, n. 37, 2020. DOI: 10.22171/rej.v23i37.2754. Disponível em: https://seer.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/2754. Acesso em: 21 nov. 2024.
Número
Sección
Tutela e Efetividade dos Direitos da Cidadania