IMPLICAÇÕES JURÍDICO-PENAIS DA ANUÊNCIA DA VÍTIMA NA EUTANÁSIA CRIMINALIZADA

Autores/as

  • Thales Cavalcanti Coelho Universidade de São Paulo (Faculdade de Direito)

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v17i26.1025

Resumen

O presente estudo tem por objetivo primordial analisar as implicações jurídico-penais do consentimento conferido por um paciente em estado clínico grave (e irreversível) ou terminal a um terceiro, para que este lhe realize o procedimento eutanástico. Procura-se responder, objetivamente, a questão de se tal anuência é passível de excluir a responsabilidade penal do indivíduo que pratica a eutanásia e, o sendo, em quais condições. Para tanto, a metodologia utilizada é a de pesquisa bibliográfica comparativa, a partir tanto de obras referenciais das áreas de concentração do trabalho, quanto de doutrinas específicas sobre o tema da monografia, somadas à legislação pertinente em vigor.

Biografía del autor/a

Thales Cavalcanti Coelho, Universidade de São Paulo (Faculdade de Direito)

Sou Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Mestrando em Direito Penal pela Faculdade de Direito (Largo São Francisco) da Universidade de São Paulo, com previsão de conclusão ao final de 2014.

Além disto, sou advogado atuante e professor da Escola Superior de Direito em Ribeirão Preto/SP.

Publicado

2014-06-25

Cómo citar

COELHO, T. C. IMPLICAÇÕES JURÍDICO-PENAIS DA ANUÊNCIA DA VÍTIMA NA EUTANÁSIA CRIMINALIZADA. Revista de Estudios Jurídicos de UNESP, Franca, v. 17, n. 26, 2014. DOI: 10.22171/rej.v17i26.1025. Disponível em: https://seer.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/1025. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Tutela e Efetividade dos Direitos da Cidadania