HEGEMONIA A QUALQUER CUSTO: NEOLIBERALISMO E GLOBALIZAÇÃO COMO EXPRESSÃO DE UMA GUERRA TOTAL

Autores

  • Ricardo Prestes Pazello UFPR

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v17i25.780

Resumo

O presente artigo tem por objetivo reavaliar os problemas que envolvem neoliberalismo e globalização sob o primado da crítica da hegemonia a qualquer custo. Conceber um mundo pós-neoliberal implica compreender os fatores históricos, econômicos e geopolíticos que ainda prevalecem, em especial em contextos de capitalismo periférico nos quais o horizonte o democrático continua sendo um desafio, mesmo que discursos universalizantes como o dos direitos humanos também aí incidam.

Biografia do Autor

Ricardo Prestes Pazello, UFPR

Professor de Antropologia Jurídica na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Doutorando em Direito das Relações Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (PPGD/UFPR). Mestre em Filosofia e Teoria do Direito pelo Curso de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina (CPGD/UFSC). Pesquisador do Núcleo de Estudos Filosóficos (NEFIL/UFPR) e do grupo de pesquisa Direito, Sociedade e Cultura (FDV/ES). Assessor jurídico popular junto a movimentos sociais e populares do campo e da cidade, integrando o Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS), o Centro de Formação Milton Santos-Lorenzo Milani (Santos-Milani) e o Instituto de Filosofia da Libertação (IFiL). Colunista do blogue assessoriajuridicapopular.blogspot.com. Correl: ricardo2p@ufpr.br

Downloads

Publicado

2013-12-03

Como Citar

PAZELLO, R. P. HEGEMONIA A QUALQUER CUSTO: NEOLIBERALISMO E GLOBALIZAÇÃO COMO EXPRESSÃO DE UMA GUERRA TOTAL. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 17, n. 25, 2013. DOI: 10.22171/rej.v17i25.780. Disponível em: https://seer.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/780. Acesso em: 4 mar. 2024.

Edição

Seção

LINHA I Cidadania Civil e Política e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.