O BEM DA VIDA E A VIDA BOA NA TEORIA DE JOHN FINNIS: UMA INTRODUÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v22i36.2668

Resumo

O presente artigo investiga a teoria neoclássica, especificamente a tese apresentada por John Finnis, no tocante ao bem humano básico da vida, trabalhado pelo autor em “Lei Natural e Direitos Naturais”. A problemática do tema proposto, incide em pesquisar quais são os parâmetros de alcance do direito à vida, introduzido pelo autor, além de identificar quais são as dimensões da vida boa na teoria analisada. A partir de uma pesquisa bibliográfica da teoria analítica do direito e um diálogo entre os opositores desta tese, tem-se por objetivo central introduzir a teoria finnisiana sobre o bem comum e o florescimento humano, além de expor os aspectos da vida boa dos seres humanos. A hipótese consiste em trabalhar a vida como elemento intrínseco a todos os indivíduos e, consequentemente, como um bem básico independente de positivação pelo Estado.

Biografia do Autor

Elden Borges Souza, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutorando e Mestre em Direito pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Pará (PPGD-UFPA). Bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Membro do Grupo de Pesquisa (CNPq) “Tradição da Lei Natural”.

Caroline Figueiredo Lima, Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA)

Mestranda em Direito, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA). Pós-graduanda em Filosofia e Teoria do Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).

Downloads

Publicado

2021-04-11

Como Citar

SOUZA, E. B.; LIMA, C. F. O BEM DA VIDA E A VIDA BOA NA TEORIA DE JOHN FINNIS: UMA INTRODUÇÃO. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 22, n. 36, 2021. DOI: 10.22171/rej.v22i36.2668. Disponível em: https://seer.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/2668. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

LINHA I Cidadania Civil e Política e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.