WALDRON, LIBERALISMO POLÍTICO E DISCURSO DE ÓDIO

Autores

  • Vinicius Fernandes Ormelesi Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v22i36.2228

Resumo

Este artigo pretende examinar a proposta de Jeremy Waldron sobre como deveria funcionar a sistemática legal do discurso de ódio. Propõe-se uma revisão bibliográfica da teoria de Waldron. A partir da exposição das ideias do autor são tecidas críticas de seus adversários teóricos, dentre os quais se elege Brian Leiter como representante. Por meio da apreciação crítica e dialética das teses de Waldron e das objeções a elas levantadas, o artigo objetiva sustentar a fragilidade dos fundamentos teóricos da teoria de Waldron. Pretende-se demonstrar que são principalmente os pressupostos teóricos de uma filosofia política liberal presentes na teoria do autor os responsáveis pela inconsistência de sua tese.

Biografia do Autor

Vinicius Fernandes Ormelesi, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP (2019). Mestre (2013) e graduado (2010) em Direito pela UNESP. Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais e da Faculdade de Educação São Luis de Jaboticabal. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito, Estado e Modernidade (NEDEM). Advogado.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

ORMELESI, V. F. WALDRON, LIBERALISMO POLÍTICO E DISCURSO DE ÓDIO. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 23, n. 37, 2020. DOI: 10.22171/rej.v22i36.2228. Disponível em: https://seer.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/2228. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

LINHA I Cidadania Civil e Política e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.