MULHER NEGRA E VIOLÊNCIA: DILEMAS ATUAIS
Resumo
O presente artigo tem a intenção de levantar alguns elementos teóricos e históricos acerca da questão de gênero, raça/etnia e entender como se configura a violência na contemporaneidade perpassada por esses segmentos. Para isso, o respectivo texto realiza de forma sumária algumas reflexões em torno de problemáticas que foram constituídas, produzidas e reproduzidas em contextos históricos diferenciados, conforme interesses de grupos no poder. No mais, o recurso às fontes históricas permite compreender como ocorreram as múltiplas manifestações de opressão, dominação e exploração de determinados grupos, como mulheres, negros, escravos, crianças, etc., para dar respostas à legitimação e manter a hegemonia de uma casta. Com isso, busca-se compreender o momento presente que requer ações efetivas para tais segmentos que permaneceram silenciados ao longo do tempo.
PALAVRAS-CHAVE: Violência; Gênero; Raça/etnia; Questão social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.