O SERVIÇO SOCIAL NA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE SANTA CATARINA

Autores

  • Débora Ruviaro
  • Flávia de Brito Souza
  • Daniel Dall'Igna Ecker
  • Diogo Fiorello Foppa

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo apresentar a trajetória da construção das competências e atribuições do Serviço Social na rede estadual de ensino de Santa Catarina. A contratação de profissionais da área do Serviço Social configura como um marco histórico para a profissão no âmbito da educação básica do estado de Santa Catarina. São necessários esforços para afirmar no contexto da política estadual de educação a construção de caminhos, parâmetros e recursos, que deem conta da realidade complexa e diversificada dos mais de 500 mil estudantes que compõem a rede estadual de ensino catarinense. Esse movimento envolve situar a educação em toda sua complexidade, que exige cada vez mais atenção em uma perspectiva crítica de construção constante da política pública.

Biografia do Autor

Débora Ruviaro

 Possui graduação (2012) em Serviço Social pela FACC - Faculdade Concórdia e mestrado em Serviço Social (2016) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Cursando doutorado em Serviço Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social PPGSS/UFSC

Flávia de Brito Souza

 Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009), Mestrado em Estudos Africanos pelo Instituto Universitário de Lisboa (2014). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina.

Daniel Dall'Igna Ecker

Psicólogo na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina.

Diogo Fiorello Foppa

 Psicólogo, mestre em Saúde Mental pela UFSC e especialista em Psicologia da Saúde pelo Conselho Federal de Psicologia. Possui pós-graduação também em Docência do Ensino Superior, Psicologia Jurídica, Avaliação Psicológica e Psicopatologia.

Downloads

Publicado

2024-01-06