ENVELHECIMENTO POPULACIONAL, QUESTÃO SOCIAL E A ATUAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA GARANTIA DOS DIREITOS DOS IDOSOS
Resumo
O trabalho teve como principal abordagem o tema do envelhecimento na percepção do Serviço Social, além disso, ressalta a discussão sobre a política de garantia de direitos do público idoso, na arena de interesses capitalistas. O trabalho se materializou por meio de pesquisa bibliográfica utilizando-se de fontes primárias e secundárias, para análise da problemática estudada. A pesquisa se fundamenta na base marxista como método que tem como característica a necessidade de explicação dos fenômenos sociais, associado ao modo de produção capitalista. Assim, o trabalho tratou de analisar a trajetória de crescimento da população idosa e como esse processo se apresenta enquanto demanda para o campo de atuação do assistente social. Procurando compreender como o processo de fragmentação das políticas sociais enfraquece a qualidade dos serviços ofertados às populações idosas. Dessa maneira, foi inferida uma análise a partir da percepção de autores que discutem o tema do envelhecimento na sociedade capitalista, em tempos de regressão dos direitos sociais. Apesar de avanços proporcionados através da luta em favor da garantia dos direitos sociais, a alteração do perfil populacional brasileiro está longe de garantir características iguais para todos os cidadãos, sendo observado que o envelhecimento é uma realidade deficitária, verificou-se ausência de vários aspectos que inclui, desde a carência do suporte social, econômico e político, conjuntura recessiva de direitos sociais, o aumento da desigualdade social e o aprofundamento da pobreza associada ao acelerado crescimento do desemprego em virtude das mudanças societárias em curso. Logo percebe-se a indiferença com que o Estado tem tratado a execução das políticas sociais, com a redução dos seus orçamentos ocasionando ainda mais a promoção de políticas sociais focalizadas e fragmentadas dispensadas ao indivíduo velho. Sendo identificado muitos desafios pelos quais a população idosa poderá enfrentar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os manuscritos aceitos e publicados são de propriedade da revista Serviço Social & Realidade.Os originais deverão ser acompanhados de documentos de transferência de direitos autorais contendo assinatura dos autores.
É vedada a submissão integral ou parcial do manuscrito a qualquer outro periódico. A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores.
É vedada a tradução para outro idioma sem a autorização escrita do Editor ouvida a Comissão Editorial.