O retorno da Companhia, a partir das missões populares dos jesuítas espanhóis, no extremo sul do Brasil (1842-1867) * The return of the Company, as from the popular missions of the Spanish Jesuits, in extreme Southern Brazil (1842-1867)

Autores

  • LUIZ FERNANDO MEDEIROS RODRIGUES Doutor em História pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Itália) – Docente do Programa de Pós-Graduação em História – Escola de Humanidades – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bolsa Pesquisador Gaúcho.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v3i2.983

Resumo

Durante os primeiros anos do Segundo Reinado (1840-1889), a Província de São Pedro do Rio Grande estava em estado de agitação política, conseqüência da guerra civil, conhecida como Revolução Farroupilha (1835-1845). É neste contexto que o retorno dos jesuítas ao Brasil e missões foi feito na região sul do país, entre 1842-1845. Este artigo tem como objetivo buscar compreender os acontecimentos que tornaram possível a "restauração" da Companhia de Jesus no Brasil. A ação missionária desses jesuítas nos permitirá compreender o modus operandi dos jesuítas, também o método seguido em missões populares, destacando as necessárias alianças que entrelaçaram com o clero diocesano, visando enfrentar a resistência das elites maçônico-liberais. 

Biografia do Autor

LUIZ FERNANDO MEDEIROS RODRIGUES, Doutor em História pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Itália) – Docente do Programa de Pós-Graduação em História – Escola de Humanidades – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bolsa Pesquisador Gaúcho.

Doutor em História pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Itália) – Docente do Programa de Pós-Graduação em História – Escola de Humanidades – Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), CEP: 93022-000, São Leopoldo, Rio Grande do Sul – Brasil. Bolsa Pesquisador Gaúcho.

Downloads

Publicado

2014-09-22