A SUBALTERNIZAÇÃO DA ALMA:

Um Olhar Decolonial Sobre O Impacto Das Missões Religiosas Em O Abraço Da Serpente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v14i2.4869

Resumo

Este artigo analisa os efeitos do discurso na dominação e subalternização cultural e
identitária das populações indígenas da Amazônia no início do século XX, conforme retratado
no filme O Abraço da Serpente (2015), de Ciro Guerra. A pesquisa revela como a destruição
das tradições indígenas está ligada ao discurso salvacionista e à doutrina Orbis Christianus. Os
resultados indicam a necessidade de uma abordagem decolonial para compreender os processos
de apagamento e resistência dos povos originários diante do discurso cristianizador. A análise,
fundamentada em pesquisa bibliográfica e na observação do filme, utiliza autores como Casetti
& Di Chio (2007), Fanon (2020), Lugones (2007), Orlandi (2009), Martins de Souza (2005),
Quijano (2005) e Pêcheux (1997), entre outros.

Biografia do Autor

Lorena Tavares, Universidade Federal do Amazonas

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas - PPGSCA/UFAM. Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Regional do Cariri - URCA (1997) e Pós-Graduação Lato Sensu em História pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, mantida pelo Instituto de Educação Século XXI Ltda. Atua profissionalmente como professora na Secretaria Municipal de Educação de Manaus - SEMED e na Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas - SEDUC/AM. Integrante do Grupo de Pesquisa LACRIMU (Laboratório de Análise e Criação Multimídia). Possui experiência na área de ensino em História, estudos decoloniais e análise fílmica.

Waldimiro César, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Mestrado em Letras/Estudos Literários pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal do Amazonas/UFAM (2024). Pós-graduação (Especialização Lato Sensu) em Docência para a Educação Profissional Tecnológica (EPT) pelo Instituto Federal do Espírito Santo/IFES (2021). Graduação em Letras/Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal do Amazonas/UFAM (2006). Professor do Ensino Fundamental e Médio da Secretaria de Educação e Desporto do Estado do Amazonas (SEDUC-AM). Experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas Brasileira e Portuguesa. Atuação em pesquisa literária sobre autoria feminina negra, interseccionalidade e feminismo decolonial.

Gustavo Kienen, https://orcid.org/0000-0002-1853-9878

Professor adjunto e Diretor da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas, pianista, educador musical. Doutor e Mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia, graduado em música pela Universidade Estadual de Londrina, premiado no Premio Internacional Verdi (Itália), por sua produção artística recebeu honrarias da Associação Nacional Carabinieri (Itália), Comune di Sabaudia (Lazio), CASACA (Roma), Governo do Estado do Paraná, Academia Sangetsu (Japão-Brasil), membro da Associação nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, Associação Brasileira de Educação Musical. Já participou da equipe organizadora dos principais congressos da área musical Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Música, Associação Brasileira de Educação Musical, coordenou edição Manaus do Congresso da Abem,Sima, Intercâmbio Brasil-Estados Unidos. Jurado de diversos concursos e festivais. Participou como músico convidado de várias produções como as Comemorações do Sesquicentenário de Emancipação Política do Paraná, Paraná: Caminhos da História e da Arte, Circulando, Seminário Internacional Roger Casement, Orquestra de Câmara Araucária, solista da Orquestra Sinfônica da Ufam, Orquestra de Violões do Amazonas, Boi Bumbá Caprichoso, Eastern Kentucky University, Lexington Public Library, Berea College. Docente e pesquisador do programa Mestrado Profissional em Artes, professor convidado de piano na graduação e mestrado em música na Eastern Kentucky University, Atualmente desenvolve trabalho de pesquisa em parceria internacional com School of Music at Eku (USA), Les Amateurs Virtuoses (FR), Icomp (UFAM) com publicações em expressivos periódicos científicos. Parecerista nas revistas científicas [re]Design da UFMA, revista Arte Ensaios Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da UFRJ, Revista Somanlu atua nas áreas de música na Amazônia, práticas interpretativas, música e sociedade e computação musical, mantêm intensa produção artística.

Downloads

Publicado

2026-01-06