DISCUTINDO NAÇÃO E GÊNERO A PARTIR DE FADWA TUQAN
Memória E Escrita De Uma Poetisa Palestina
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v13i2.4610Resumo
Este artigo visa investigar a trajetória da poetisa palestina Fadwa Tuqan a partir de sua autobiografia, Rihla Jabaliyya, Rihla Sa'ba, publicada em árabe em 1985, a fim de discutir as transformações do território e da população palestina no século XX. Tuqan cresceu na Palestina em meio ao cenário de ocupação colonial britânica e da presença do movimento sionista, processo que culminou na criação do Estado de Israel, em 1948. Assim, busca-se analisar de que forma Tuqan constrói sua história pessoal em seus escritos, atentando-se para suas reflexões sobre aspectos sociais, políticos e culturais da realidade da Palestina, focalizando em suas impressões sobre gênero, política e nação. Partindo desta publicação, e dos debates no cenário intelectual e historiográfico, busca-se aprofundar sobre as implicações das questões de gênero na formação nacional, atravessadas pela luta por libertação da Palestina.
Palavras-chave: Fadwa Tuqan, Palestina, Nação, Gênero, Autobiografia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 História e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com a cessão dos direitos autorais à Revista História e Cultura, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Dessa forma, a Revista História e Cultura pode difundir os artigos e trabalhos publicados, em formatos físicos e/ou eletrônicos, incluindo Internet.