MEMÓRIA (AUTO)BIOGRÁFICA E MEMÓRIA HISTÓRICA
O Acervo Maria da Glória Sá Rosa
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v13i2.4604Resumo
Inaugurado em 2019, o Acervo Maria da Glória Sá Rosa, situado na Unidade de Campo Grande da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), é um lugar de memória com livros, revistas, diários e materiais audiovisuais, além de objetos pessoais da residência de Rosa. Neste artigo, buscamos compor um quadro da subjetividade de Rosa, com o propósito precípuo de relacionarmos sua (auto)biografia na confluência com a história de Mato Grosso do Sul, assumindo a indissociabilidade entre a memória (auto)biográfica de Glorinha e a memória histórica desse estado brasileiro, e a importância desse fator para a constituição do Acervo. Dois aspectos orientam este percurso: o acervo como coleção e a memória como instância dialética do tempo vivido e do tempo histórico.
Palavras-chave: Acervo, Coleção, Memória, Maria da Glória Sá Rosa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 História e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com a cessão dos direitos autorais à Revista História e Cultura, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Dessa forma, a Revista História e Cultura pode difundir os artigos e trabalhos publicados, em formatos físicos e/ou eletrônicos, incluindo Internet.