OS CONTINUOS DOS CHANCELERES
A Trajetória de Uma Família de Negros no Itamaraty
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v13i2.4593Resumo
O artigo examina a trajetória profissional de Braz José de Oliveira (1859-1935) e de seu filho Braz José de Oliveira Júnior (1897-1974) como funcionários da Secretaria de Estado das Relações Exteriores do Brasil, no período entre 1885 e 1962. O estudo tem como objetivo analisar a trajetória profissional de duas gerações de pessoas negras no Itamaraty, entre o final do século XIX e a primeira metade do século XX, explorando o percurso desses indivíduos na estrutura funcional do órgão. Além disso, situa essa análise em um contexto mais amplo da evolução da política externa brasileira em relação à África, destacando as diferentes formas pelas quais as questões raciais influenciavam sua posição funcional e ascensão profissional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 História e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com a cessão dos direitos autorais à Revista História e Cultura, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Dessa forma, a Revista História e Cultura pode difundir os artigos e trabalhos publicados, em formatos físicos e/ou eletrônicos, incluindo Internet.