TRAJETÓRIA DE VIDA, PRÁTICAS CULTURAIS E TRADICIONALIDADE DE UM PESCADOR NO PANTANAL NORTE DO BRASIL
Memórias De Lourenço
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v13i2.4558Resumo
Propomos reflexões sobre a relação entre biografia, história oral e cultura no Pantanal brasileiro por meio das narrativas de Lourenço Pereira Leite, autodeclarado pescador profissional tradicional de terceira geração e pantaneiro. Lourenço é detentor e conhecedor de saberes e fazeres que integram a identidade nacional e local. A sua trajetória de vida permite compreender vivências de grupos subjugados e aspectos genealógicos de origem indígena e escravizados; associar práticas culturais com território e polemizar sobre justiça social; refletir afetos, conjunturas políticas e memórias traumáticas. Metodologicamente, o levantamento sobre as narrativas de Lourenço evidencia relações interdisciplinares, tendo por base informações sobre etnia, gênero, cultura material e religiosidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 História e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com a cessão dos direitos autorais à Revista História e Cultura, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Dessa forma, a Revista História e Cultura pode difundir os artigos e trabalhos publicados, em formatos físicos e/ou eletrônicos, incluindo Internet.