EURYDICE PIRES DE SANT'ANNA (1919 - 2015)
Contribuições para a Disseminação da Informação em Saúde
DOI:
https://doi.org/10.18223/hiscult.v13i2.4484Resumo
O texto apresenta a trajetória de Eurydice Pires de Sant’Anna. Como bibliotecária, professora e diretora da Escola de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal da Bahia, atuou em diversas frentes em prol da preservação da memória da saúde na Bahia e no Brasil. Além de ter exercido a função de secretária da Gazeta Médica da Bahia, no ressurgimento da revista em 1966, Eurydice colaborou com a biblioteca da Fundação Oswaldo Cruz, na unidade da Bahia, a qual possui o seu nome como homenagem. De natureza histórica, a pesquisa busca apresentar as contribuições da profissional, que permitiu a disseminação organizada dos números da Gazeta, por meio do Índice Cumulativo (1866-1976) e colaborou com a publicação da Bibliografia Brasileira sobre Doença de Chagas (1909-1979) e a Bibliografia Brasileira de Esquistossomose (1908-1970).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 História e Cultura
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com a cessão dos direitos autorais à Revista História e Cultura, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Dessa forma, a Revista História e Cultura pode difundir os artigos e trabalhos publicados, em formatos físicos e/ou eletrônicos, incluindo Internet.