SONORIDADES FRONTEIRIÇAS NO SUL DA AMÉRICA: O CASO DA MILONGA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v9i2.3053

Resumo

O artigo analisa a constituição das sonoridades musicais típicas da fronteira entre Uruguai, Argentina e Rio Grande do Sul (Brasil). O estudo trabalha com a hipótese de que a referida região de fronteira é um espaço histórico e peculiar, marcado por características climáticas (frio e vento), geográficas (pampa) e econômicas, modos de vida, condições psicológicas (isolamento e melancolia) e encontros culturais que impulsionaram processos híbridos capazes de gerar sonoridades específicas, destacando-se, de modo especial, a milonga.

Biografia do Autor

Gerson Luís Trombetta, Universidade de Passo Fundo - RS

Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006) com estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais (2015). Atualmente professor titular e pesquisador da Universidade de Passo Fundo nos cursos de graduação em Música e Filosofia e no Programa de Pós-Graduação em História. 

Gadhyego Carraro, Universidade de Passo Fundo

Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás (2014); Doutorando na Universidade de Passo Fundo. Como instrumentista realizou aperfeiçoamento na Itália e tem atuado na mescla de elementos da música de concerto, sul-americana, popular brasileira e jazz. 

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Publicado

2020-12-04