CONHECENDO TOMÁS DE AQUINO: BREVES APONTAMENTOS SOBRE VIDA E OBRAS

Autores

  • Pablo Gatt Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v9i1.2804

Resumo

O presente artigo tem como objetivo esmiuçar a trajetória em vida do frade italiano da Ordem dos Dominicanos, Tomás de Aquino (1225-1274). Abordaremos os caminhos aos quais o levaram ao ingresso nos ensinamentos da fé, assim como as influências que sofrera na elaboração de sua principal obra Summa Theologiae (1273). Discutiremos a construção da doutrina tomista, uma vez que o contato com o pensamento e obras do filosofo grego Aristóteles rearticulou o pensamento de Aquino.  Nesse sentido, elaboraremos um artigo pautado na trajetória e construção da afirmação e aceitação do pensamento do Aquinate em meio aos pares, visto que a influência do pensamento aristotélico em suas obras causou-lhe alguns problemas.

Biografia do Autor

Pablo Gatt, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em História Medieval pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Espírito Santo, sob orientação do Prof. Dr. Sérgio Alberto Feldman. Membro do Laboratório de Estudos Tardo Antigos e Medievais Ibéricos Sefaradi (Letamis). E-mail: gattpablo@gmail.com

Referências

TOMÁS DE AQUINO. Summa Theologiae. 2° ed. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 2001.

CALVÁRIO, Patrícia. O lugar da pobreza no pensamento de Boaventura de Bagnoregio. Mediaevalia - Textos e Estudos. Porto, 30, p.89-126, 2011.

EZÍDIO, Camila de Souza. As Sumas de Tomás de Aquin no Período Medieva. In: CARVALHO, Marcelo; OLIVEIRA, Marco Aurélio; OLIVEIRA, Carlos Eduardo; PICH, Roberto. (Org.). Filosofia Medieval: Coleção XVI Encontro da ANPOF. 1ed: ANPOF, 015, v.1, p. 143-152, 2015.

FAITANIN, Paulo. O Mal como Privação do Bem em Santo Tomás de Aquino. Aquinate, nº. 2, p. 106-134, 2007.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1970.

FORTES, Carolina Coelho. “Gênero e Identidade”. In: VIEIRA, Ana Lívia B; Zierer, Adriana: História Antiga e Medieval: rupturas, transformações e permanências: sociedade e imaginário. São Luis: UEMA, 2009.

GILBERT, Paul. Introdução à teologia medieval. São Paulo: Edições Loyola, 1999.

LAUAND, Luiz Jean. “Tomás de Aquino: vida e pensamento – estudo introdutório geral (e à questão “Sobre o verbo”).” In: TOMÁS DE AQUINO, santo: Verdade e conhecimento. São Paulo: Martins Fontes, 2002. p. 1-80.

LE GOFF, Jacques. O imaginário medieval. Lisboa: Editoral Estampa, 1994.

TORREL, Jean-Pierre. Iniciação a Santo Tomás de Aquino: sua pessoa e obra. São Paulo: Loyola, 1999.

WOLKMER, Antônio Carlos. O pensamento político medieval: Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino. Revista Crítica Jurídica, n. 19, Jul/Dez, p. 15-31, 2001.

Downloads

Publicado

2020-07-06