Por uma nova historiografia? Alternativas éticas as matrizes disciplinares vigentes * For a new historiography? Ethical alternatives the current disciplinary matrices

Autores

  • Mario Marcello Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v6i3.2187

Resumo

O processo de construção da disciplina histórica e sua relação entre o lugar social ocupado pela História no século XIX e sua posição nos dias atuais são problemáticas discutidas neste texto. Destacando as críticas realizadas pela “Virada Linguística”, com atenção especial aos chamados “pós-modernos” e seus argumentos sobre a necessidade de reformulação nos paradigmas disciplinares. Ao final, realizo uma discussão acerca das proposições de Hayden White e sua proposta sobre o “passado prático”, com intuito de não realizar apenas uma crítica a disciplina, mas propor alternativas para que a mesma se reformule, se reinvente e torna-se com maior aplicabilidade para a sociedade a qual se destina, tendo como premissa discussões em torno da ética e responsabilidade em se fazer História. 

Biografia do Autor

Mario Marcello Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e professor substituto na Universidade Federal de Rio Grande. Atua em pesquisas na área de Teoria da História e História da Historiografia, principalmente em discussões sobre as representações de passados traumáticos na história, em especial as bomba atômicas lançadas sobre o Japão em 1945.

Downloads

Publicado

2017-12-29