As contribuições da Sociologia para o desenvolvimento da História Intelectual * The contributions of Sociology to the development of Intellectual History

Autores

  • MARCOS SORRILHA PINHEIRO Doutor em História. Prof. Assistente Doutor do Departamento de História – Faculdade de Ciências Humanas e Sociais – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, Campus de Franca. Franca, São Paulo - Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v3i3.1410

Resumo

A história intelectual constitui-se como uma modalidade investigativa com vistas à produção de um conhecimento capaz de apreender aspectos amplos da vida intelectual e política de uma sociedade. Justamente por não ser uma teoria historiográfica, não possui conceitos próprios de análise, deixando espaço para a incorporação de elementos externos. Neste artigo, elencaremos alguns empréstimos teóricos feitos pela história junto à sociologia na elaboração de métodos de pesquisa da história intelectual, dando especial atenção a três sociólogos e conceitos: Raymond Williams e a concepção de grupos de cultura; Pierre Bourdieu e a teoria dos campos e habitus; Charles Tilly e os repertórios políticos. Além desses, nos ateremos à explicação do conceito de Cultura Política proposta por Gabriel Almond e Sidney Verba.

 


 

Downloads

Publicado

2014-12-05