Identidade na Antiguidade Tardia: considerações sobre a perspectiva de Eusébio de Cesareia quanto à Identidade dos Cristãos no Século IV d.C. * Identity in Late Antiquity: considerations of Eusebius’ Perspective about Christian’s Identity in the...

Autores

  • ELITON ALMEIDA DA SILVA Mestrando em História, PPGH - FCHS - UNESP/Franca, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18223/hiscult.v2i3.1111

Resumo

Neste artigo busca-se refletir acerca da construção de identidade entre o Imperador Constantino e os cristãos, a partir da análise das obras História Eclesiástica e Vida de Constantino, de Eusébio de Cesareia, um autor cristão de atuação significativa no século IV d.C. A imagem do Imperador Constantino, na historiografia clássica, esteve ligada a conversão ou não-conversão de Constantino ao cristianismo. E mesmo em trabalhos monográficos recentes, encontramos exemplos de constatações análogas. Na análise das obras citadas buscamos mais do que a exaltação da imagem de um imperador favorável aos cristãos ou um excelente articulador político. Identificamos em Eusébio a procura da construção de uma identidade entre figuras centrais da Antiguidade Tardia.

Biografia do Autor

ELITON ALMEIDA DA SILVA, Mestrando em História, PPGH - FCHS - UNESP/Franca, Brasil

Bacharel, Licenciado e Mestrando em História pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquisa Filho", Campus de Franca. Atua na área de História Antiga, com ênfase na Antiguidade Tardia, sob orientação da Profa. Dra. Margarida Maria de Carvalho. É membro do Grupo de Pesquisa GLEIR (Laboratório de Estudos sobre o Império Romano.

Downloads

Publicado

2014-02-04