DE EMPREGADOS A COLABORADORES: A INTROJEÇÃO DE VALORES INDIVIDUALISTAS COMO FATOR DESARTICULADOR DOS SINDICATOS

Autores

  • Renato de Almeira Oliveira Muçouçah Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v17i26.967

Resumo

O presente trabalho tem como escopo demonstrar como ao longo das últimas décadas os sindicatos perderam seu espaço como centro de discussão de interesses trabalhistas, deixando à empresa o desempenho deste papel. Este fenômeno ocorre em face da fragmentação dos interesses dos trabalhadores, cada vez mais focados em satisfazer seus interesses individuais. Nota-se, portanto, a empresa como o novo centro em que as discussões trabalhistas são avaliadas e discutidas, sempre sob a supervisão do empregador, numa lógica que denominamos como “neoinstitucionalista”, por se assemelhar a uma teoria das relações de emprego que deteve prestígio nas décadas de 1.930 e 1.940. 

Biografia do Autor

Renato de Almeira Oliveira Muçouçah, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Adjunto de Direito do Trabalho da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Mestre e Doutor em Direito do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Bacharel em Direito pela Unesp. Pesquisador da FAPESP em três oportunidades (iniciação científica, Mestrado e Doutorado). Membro do Instituto Brasileiro de Direito Social "Cesarino Júnior"

Downloads

Publicado

2014-06-25

Como Citar

MUÇOUÇAH, R. de A. O. DE EMPREGADOS A COLABORADORES: A INTROJEÇÃO DE VALORES INDIVIDUALISTAS COMO FATOR DESARTICULADOR DOS SINDICATOS. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 17, n. 26, 2014. DOI: 10.22171/rej.v17i26.967. Disponível em: https://seer.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/967. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

LINHA III Tutela e Efetividade dos Direitos da Cidadania

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.