O MERCOSUL E A CRISE: A INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL E O APARENTE PARADOXO EUROPEU

Autores

  • Cristiane Cabral Faculdade de Ciências Jurídicas Professor Alberto Deodato
  • Alex Ian Psarski Cabral

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v17i26.905

Resumo

O presente trabalho tem o intuito analisar, sob o enfoque da integração econômica, os efeitos das crises americana e européias para o processo de integração na América do Sul e Latina, especialmente, o Mercosul. Inobstante a crise quem tem atravessado, o projeto europeu ainda pode considerado como paradigma significativo de integração. Por outro lado, o projeto da América do Sul core deste trabalho impõe que se analise a construção sulamericana, suas instituições e desafios para esse novo contexto mundial. Numa Era da Espionagem que ameaça pessoas e instituições públicas e privadas é preciso refletir-se sobre o impacto do individualismo Estatal e as possibilidades do incremento das relações de cooperação entre os povos.

Biografia do Autor

Cristiane Cabral, Faculdade de Ciências Jurídicas Professor Alberto Deodato

Mestre em Ciências Jurídico-Internacionais pela Faculdade de Direito - Universidade de Lisboa.

Doutoranda em Direito Internacional Pública pela PUC/MG

Interesse nas áreas de Direito Constitucional e Internacional

Downloads

Publicado

2014-06-25

Como Citar

CABRAL, C.; CABRAL, A. I. P. O MERCOSUL E A CRISE: A INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL E O APARENTE PARADOXO EUROPEU. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 17, n. 26, 2014. DOI: 10.22171/rej.v17i26.905. Disponível em: https://seer.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/905. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

LINHA I Cidadania Civil e Política e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.