O CARÁTER COMUNITÁRIO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 SOB A PERSPECTIVA DOS INSTRUMENTOS DE CONCRETIZAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS: MANDADO DE INJUNÇÃO E AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO

Autores

  • Luciana Ferreira Mello fACULDADES INTEGRADAS DO BRASIL

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v17i25.775

Resumo

A proposta do presente artigo é apresentar as quatro principais correntes acerca da justiça presentes no debate teórico no âmbito da filosofia política, sendo elas: os liberais contratualistas por meio da análise da obra “Uma teoria de Justiça” de John Rawls, na sequencia, os demais autores que apresentam críticas a esta obra e desenvolvem suas teorias a partir dela; os libertários através da análise de Robert Nozick; apresentar os ensinamentos de Jürgen Habermas a respeito da corrente crítica deliberativa, e, por último, mediante a análise da obra de Michael Sandel apresentar em síntese a doutrina comunitarista. Na sequência, busca-se, lançando mão dos estudos de Gisele Guimarães Cittadino apresentar a doutrina comunitarista brasileira apontando alguns aspectos que demonstram o caráter comunitarista da Constituição Federal de 1988, principalmente, com ênfase na preocupação com a concretização dos direitos fundamentais previstos no  texto constitucional. Por fim, será realizada uma breve dos instrumentos de concretização constitucional, desde a análise das propostas constituintes referentes ao Mandado de Injunção e à ADIN por omissão, instrumentos que identificam o caráter comunitarista da Carta Magna vigente.

Downloads

Publicado

2013-12-03

Como Citar

MELLO, L. F. O CARÁTER COMUNITÁRIO DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 SOB A PERSPECTIVA DOS INSTRUMENTOS DE CONCRETIZAÇÃO DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS: MANDADO DE INJUNÇÃO E AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 17, n. 25, 2013. DOI: 10.22171/rej.v17i25.775. Disponível em: https://seer.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/775. Acesso em: 4 mar. 2024.

Edição

Seção

LINHA III Tutela e Efetividade dos Direitos da Cidadania

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.