OS CRIMES FALIMENTARES NA LEGISLAÇÃO ATUAL E NO PROJETO DO NOVO CÓDIGO PENAL: UMA ANÁLISE DESDE A PERSPECTIVA DO DIREITO PENAL MÍNIMO

Autores

  • Marcello Caio Ramon e Barros Ferreira Universidade de Brasília
  • Gladstone Leonel Silva Júnior Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v16i24.756

Resumo

O Direito Penal é tratado como verdadeira panaceia no contexto contemporâneo. A aliança entre o clamor popular por justiça e o canto da sereia entoado pelo discurso punitivo é o cenário perfeito para políticas criminais repressivas, que conduziram a um agigantamento do Direito Penal. Contudo, um dos princípios fundantes do Direito Penal contemporâneo é o Direito Penal mínimo, ou, no jargão jurídico, Direito Penal como ultima ratio. Nesse diapasão, entre esses extremos, encontram-se os crimes falimentares e, principalmente, o projeto de lei de um novo Código Penal, de tal forma que se trata do momento oportuno de se questionar exatamente a quem servem os crimes falimentares e, mais importante que isso - são eles realmente necessários?

Biografia do Autor

Marcello Caio Ramon e Barros Ferreira, Universidade de Brasília

Graduando em Direito pela Universidade de Brasília (UnB)

Gladstone Leonel Silva Júnior, Universidade de Brasília

Professor e doutorando em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Bolsista da CAPES. Mestre em Direito pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Especialista em Sociologia Política pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduado em Direito na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Advogado.

Downloads

Publicado

2013-04-24

Como Citar

FERREIRA, M. C. R. e B.; SILVA JÚNIOR, G. L. OS CRIMES FALIMENTARES NA LEGISLAÇÃO ATUAL E NO PROJETO DO NOVO CÓDIGO PENAL: UMA ANÁLISE DESDE A PERSPECTIVA DO DIREITO PENAL MÍNIMO. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 16, n. 24, 2013. DOI: 10.22171/rej.v16i24.756. Disponível em: https://seer.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/756. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

LINHA II Cidadania Social e Econômica e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.