A CONCREÇÃO DO ACESSO À ORDEM JURÍDICA JUSTA POR MEIO DA IMPLEMENTAÇÃO DA MEDIAÇÃO – APLICABILIDADE NA SEARA EMPRESARIAL

Autores

  • Mayna Marchiori de Moraes Universidade Estadual de Londrina
  • Renata Mayumi Sanomya Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v16i24.691

Resumo

O mero acesso formal à justiça, vislumbrado em tempos não muito remotos, foi substituído pela concepção hodierna de acesso a ordem jurídica justa, que se preocupa com a questão da presteza na concessão da tutela jurisdicional pelo Estado. Um dos meios eficazes que corroboram as garantias constitucionais arraigadas na Carta Magna é a política pública da resolução dos conflitos, que elege a participação das partes, por meio da manifestação de vontade, como ponto decisivo no resultado de seus interesses. Nessa ótica dialógica, o presente trabalho possui o escopo de contribuir para o debate doutrinário, por meio de um estudo acerca da efetividade advinda da adequada implementação da mediação como meio alternativo de solução de conflitos no sistema jurídico pátrio. Demonstrar-se-á, ainda, a possibilidade de utilização deste método nas relações empresariais e as questões éticas que as envolvem, importando conceitos e utilidades do direito estrangeiro.

Biografia do Autor

Mayna Marchiori de Moraes, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, Bolsista CAPES. Pós-Graduada em Direito Aplicado ''lato sensu'' pela Escola da Magistratura do Estado do Paraná

Renata Mayumi Sanomya, Universidade Estadual de Londrina

Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina, , especialista em direito internacional e econômico e mestranda em Direito Negocial pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

2013-04-24

Como Citar

DE MORAES, M. M.; SANOMYA, R. M. A CONCREÇÃO DO ACESSO À ORDEM JURÍDICA JUSTA POR MEIO DA IMPLEMENTAÇÃO DA MEDIAÇÃO – APLICABILIDADE NA SEARA EMPRESARIAL. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 16, n. 24, 2013. DOI: 10.22171/rej.v16i24.691. Disponível em: https://seer.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/691. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

LINHA I Cidadania Civil e Política e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.