Trata-se de resenha da obra de José Damião de Lima Trindade, intitulada "História social dos direitos humanos". Utilizando-se do materialismo histórico-dialético, o autor traça a história social do conjunto de idéias que se convencionou chamar de direitos humanos, demonstrando sua origem nitidamente classista, que remonta à revolução francesa. Identifica e demonstra ainda a historicidade das idéias que foram incorporadas ao ideário inicial ao longo do século XIX e XX através da luta de classes, bem como as atuais contribuições dos movimentos sociais e demais organizações da sociedade a partir da segunda metade do século XX.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Biografia do Autor
Vinícius Reis Barbosa, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
Mestrando do Programa de Pós-graduação em Direito da UNESP, campus de Franca/SP. Membro do Núcleo de Estudos de Direito Alternativo da UNESP/Franca (NEDA). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Advogado.
BARBOSA, V. R. A história social dos direitos humanos enquanto história da esperança. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 16, n. 24, 2013. DOI: 10.22171/rej.v16i24.488. Disponível em: https://seer.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/488. Acesso em: 2 fev. 2026.