O ACESSO À INFORMAÇÃO NO CAMPO DIGITAL: UMA ANÁLISE ENTRE A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E A SOCIEDADE DE RISCO

Autores

  • Salete Oro Boff UNISC
  • Felipe da Veiga Dias UNISC

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v16i23.482

Resumo

A presente pesquisa se dispôs a um debate aberto, veiculando elementos jurídicos e sociais, a fim de compreender alguns traços deste novo contexto digital nas relações humanas. O estudo se pauta pela imprescindível efetivação do direito à informação, com relevo diferenciado ao seu acesso, ao mesmo tempo em que se compactua de uma sociedade da informação, com pluralidade de opções ao cidadão, questionando-se como a noção de sociedade de risco pode influenciar este processo comunicativo que vem rompendo barreiras comunicativas entre os seres humanos. Desta maneira, compreende-se que muitos dos temores levantados pela sociedade de risco são capazes de desacelerar o processo inclusivo da sociedade da informação, sendo que se deve repensar algumas posturas em relação à internet, para recrudescer o desenvolvimento informativo, em contraposição às posturas punitivas, restritivas, prolatoras de um discurso de medo que afasta determinados cidadãos da inclusão digital.

Biografia do Autor

Salete Oro Boff, UNISC

Pós-Doutora em Direito – UFSC – Área Propriedade Intelectual. Doutora em Direito - UNISINOS. Pesquisadora. Advogada. Professora da Graduação e Pós-Graduação da IMED – Faculdade Meridional e do Programa de Pós-Graduação em Direito - Mestrado e Doutorado UNISC.

Felipe da Veiga Dias, UNISC

Doutorando e Mestre em Direito pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Especialista em Direitos Fundamentais e Constitucionalização do Direito – PUC/RS. Professor da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES). Santa Maria – RS. Brasil. Integrante dos Grupos de Pesquisa em direitos e políticas públicas para crianças, adolescentes e jovens (GRUPECA). Participante do projeto de pesquisa “O direito de autor no constitucionalismo contemporâneo: um estudo comparado Brasil x Uruguai” (CNPQ). Advogado.

Downloads

Publicado

2012-11-15

Como Citar

BOFF, S. O.; DIAS, F. da V. O ACESSO À INFORMAÇÃO NO CAMPO DIGITAL: UMA ANÁLISE ENTRE A SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E A SOCIEDADE DE RISCO. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 16, n. 23, 2012. DOI: 10.22171/rej.v16i23.482. Disponível em: https://seer.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/482. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

LINHA III Tutela e Efetividade dos Direitos da Cidadania

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.