O NOVO CONSTITUCIONALISMO LATINO-AMERICANO: INTERCULTURALIDADE, PACHAMAMA E O BUEN VIVIR

Autores

  • Juliano Ralo Monteiro
  • Camila Bertoni Carneiro dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v21i34.3009

Resumo

Como uma possível resposta à crise ambiental apresenta-se na contemporaneidade o neoconstitucionalismo latino-americano, modelo que rompeu com o sistema cartesiano e trouxe o retorno da relação homem-natureza com a revalorização das culturas tradicionais dos povos indígenas. A presente investigação visa demonstrar a construção de um mundo ecologicamente equilibrado, intercultural, lastreado por elementos das cosmovisões dos povos indígenas latino-americanos, capazes de estabelecer a vida plena com toda forma de existência (buen vivir), inspirada na diversidade cultural e na harmonia do homem com a natureza (Pachamama). Será utilizada a metodologia indutiva, método qualitativo, baseada, em pesquisa bibliográfica.

Biografia do Autor

Juliano Ralo Monteiro

Doutor em Direito Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor Adjunto do Programa de Mestrado e da Graduação da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas - UFAM; Líder do Grupo de Pesquisa Direito Civil Contemporâneo na Amazônia pela FD-UFAM; Coordenador do Curso de Direito da Universidade Nilton Lins; Professor Adjunto da Faculdade Martha Falcão|Wyden. Membro da Rede de Direito Civil Contemporâneo. Associado ao Instituto de Direito Privado. Associado ao Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil - IBERC.  Advogado.

Camila Bertoni Carneiro dos Santos

Mestra em Direito Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas. Pós-Graduada em Direito pela Faculdade Damásio de Jesus/SP - campus São Paulo (FDJ). Especialista em Direito de Família e Sucessões pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais (IICS). Especialista em Didática do Ensino Superior pela Universidade Nilton Lins/AM. Possui aperfeiçoamento e capacitação em Mediação e Conciliação pela Escola Paulista da Magistratura do Estado de São Paulo e pelo Centro Brasileiro de Estudos e Pesquisas Judiciais. Graduada em Direito pela Universidade São Francisco. Atualmente é Professora, Pesquisadora e Coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas do Curso de Direito da Universidade Nilton Lins/AM. Advogada.

Downloads

Publicado

2020-06-26

Como Citar

RALO MONTEIRO, J.; CARNEIRO DOS SANTOS, C. B. O NOVO CONSTITUCIONALISMO LATINO-AMERICANO: INTERCULTURALIDADE, PACHAMAMA E O BUEN VIVIR. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 21, n. 34, 2020. DOI: 10.22171/rej.v21i34.3009. Disponível em: https://seer.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/3009. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

LINHA I Cidadania Civil e Política e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.