RESPONSABILIDADE HUMANA NA BUSCA DE RENDIMENTOS MENOS ATROZES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22171/rej.v23i37.2865

Resumo

Consiste em reflexões acerca de um imperativo enquadramento ético e social das condutas empresariais, notadamente sobre a perspectiva dos dirigentes, pessoas físicas que compõem e direcionam as metas e condutas das corporações, porquanto, não obstante a autonomia privada e a liberdade gerencial, compõem uma ordem social esteada na integral tutela humana, que inclusive lhes atinge. Mais especificamente, atém-se a um novo cenário em que a preocupação social, ética e moral sobreponha-se aos interesses individualistas e até irresponsáveis daqueles indivíduos que, atendo-se meramente à sua própria promoção institucional, ainda colocam em risco pessoas inocentes. Objetiva assim instituir algumas diretrizes à conjuntura almejada ao objetivo do alcance de melhores níveis de paz, segurança, equilíbrio e bem-estar social em prol da formatação de condições mais propícias ao usufruto de uma vida seguramente digna a todos. Utilizando o método dedutivo, com pesquisa bibliográfica, tem-se a conclusão de que, apesar da plausível evolução de certos institutos formais, ainda há intensa afronta à tutela da pessoa, o que fomenta a necessidade pelo desenvolvimento de cenários hábeis à formação de uma sociedade mais efetivamente humanizada.

Biografia do Autor

Rodrigo Ichikawa Claro Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Mestre em Ciências Jurídicas pela Unicesumar Maringá, tendo sido bolsista pelo PROSUP/CAPES. Mestrando em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Pós-graduado em Direito Notarial e Registral, e em Direito Civil e Empresarial.

Ana Claudia Corrêa Zuin Mattos do Amaral, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Direito das Relações Sociais pela PUC-SP. Mestre em Direito Negocial pela Universidade Estadual de Londrina. Professora da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2020-10-30

Como Citar

SILVA, R. I. C.; DO AMARAL, A. C. C. Z. M. RESPONSABILIDADE HUMANA NA BUSCA DE RENDIMENTOS MENOS ATROZES. Revista de Estudos Jurídicos da UNESP, Franca, v. 23, n. 37, 2020. DOI: 10.22171/rej.v23i37.2865. Disponível em: https://seer.franca.unesp.br/index.php/estudosjuridicosunesp/article/view/2865. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

LINHA II Cidadania Social e Econômica e Sistemas Normativos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Obs .: Este plugin requer que pelo menos um plugin de estatísticas / relatório esteja ativado. Se seus plugins de estatísticas fornecerem mais de uma métrica, selecione também uma métrica principal na página de configurações do site do administrador e / ou nas páginas de configurações do gerente da revista.